domingo, 15 de abril de 2018

HISTÓRIA DO AUTOMÓVEL


Automóvel


O primeiro meio de transporte a fazer uso de um motor a gasolina para se locomover foi um automóvel que continha somente três rodas e foi criado no ano de 1885 por um alemão de nome Karl Benz.
Com o passar do tempo foram sendo idealizados outros exemplares, muitos deles com o que era chamado na época de “motor de dois tempos”, idealizado em 1884 por Gottlieb Daimbler.
A partir de então teve início a corrida pela produção e venda de automóveis, iniciada por uma empresa francesa conhecida pelo nome de Panhard et Levassor. No ano de 1892, o conhecido Henry Ford fabricou seu primeiro carro, o Ford, na América do Norte.


Os ingleses entraram na concorrência um pouco mais tarde, se comparado aos outros países europeus, devido a uma lei vigente na época, conhecida como “bandeira vermelha” – o automóvel não poderia ultrapassar os 10 km por hora e deveria levar na frente uma pessoa segurando uma bandeira vermelha para sinalizar aos pedestres que o automóvel estava passando, pelo menos 60 metros de distância, a noite costumava-se utilizar uma lanterna.
O primeiro carro inglês a ser produzido foi o Lanchester, seguido pelo Subean, Swift, Humber, Riley, Singer, Lagonda, entre outros.
Em 1904 foi fabricado o primeiro Rolls Royce contendo um aparelho composto por vários canos em forma de arco e ventilador, destinado a impedir que a água em circulação alcance temperatura prejudicial, o qual é conhecido até hoje como radiador e que não sofreria nenhuma mudança.
Os países europeus continuaram a diversificar sua frota, na França surgiu o De Dion Bouton, Berliet, Rapid, na Itália veio o Fiat e o Alfa Romeo, na Alemanha surgiu o Mercedes-Benz; A Suíça e a Espanha para diversificar resolveram criar uma série mais possante e esplendorosa: o Hispano-Suiza.
Quando a primeira guerra mundial chegou ao fim os fabricantes decidiram investir em uma frota mais econômica, os carros seriam mais condensados e produzidos em sequência.
Nos EUA, Henry Ford e Willian Morris, na Inglaterra fabricaram exemplares como o Ford, o Morris e o Austin, os quais fizeram um grande sucesso, a procura foi bem maior do que o esperado, o que levou outras fábricas a iniciarem a produção de automóveis com a mesma configuração.
No Brasil e em vários outros países pertencentes à América Latina o progresso automotivo só veio após o término da segunda guerra mundial. Foi na década de 30 que algumas fábricas estrangeiras começaram a investir no Brasil, as duas primeiras a por em funcionamento suas linhas de montagem foram a Ford e a General Motors.


No ano de 1956, quando Juscelino Kubitschek tornou-se Presidente da República Brasileira, as multinacionais iniciaram então a produção dos automóveis, iniciaram com caminhões, camionetes, jipes e furgões e chegando aos utilitários.
Apesar dos automóveis serem montados no Brasil, suas plantas era idealizado nas sedes da Europa e EUA, com grande parte dos equipamentos necessários importados. Embora esses veículos sendo montados no Brasil, eram projetados em suas matrizes.
O automóvel tem particularidades como conforto e agilidade, seguro e silencioso. Os automóveis vêm se transformando e proporcionando emprego a milhares de pessoas, agitando bilhões de dólares e lucro a cada ano as empresas envolvidas, assim como a implantação de novas tecnologias no objeto de desejo de famílias e pessoas em comum.


A cada ano a tecnologia automotiva faz investimentos grandiosos para aumentar a segurança no transporte de pessoas em todos os segmentos dos convencionais a grandes gigantes das estradas, fornecendo confiança nos produtos comercializados.


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