Automóvel
O primeiro meio de
transporte a fazer uso de um motor a gasolina para se locomover foi um automóvel que
continha somente três rodas e foi criado no ano de 1885 por um alemão de nome Karl Benz.
Com o passar do tempo
foram sendo idealizados outros exemplares, muitos deles com o que era chamado
na época de “motor de dois tempos”, idealizado em 1884 por Gottlieb Daimbler.
A partir de então teve
início a corrida pela produção e venda de automóveis, iniciada por uma empresa
francesa conhecida pelo nome de Panhard
et Levassor. No ano de 1892, o conhecido Henry Ford fabricou seu primeiro
carro, o Ford, na América do Norte.
Os ingleses entraram na
concorrência um pouco mais tarde, se comparado aos outros países europeus,
devido a uma lei vigente na época, conhecida como “bandeira vermelha” – o
automóvel não poderia ultrapassar os 10 km por hora e deveria levar na frente
uma pessoa segurando uma bandeira vermelha para sinalizar aos pedestres que o
automóvel estava passando, pelo menos 60 metros de distância, a noite
costumava-se utilizar uma lanterna.
O primeiro carro inglês
a ser produzido foi o Lanchester,
seguido pelo Subean, Swift, Humber,
Riley, Singer, Lagonda, entre outros.
Em 1904 foi fabricado o
primeiro Rolls Royce contendo um
aparelho composto por vários canos em forma de arco e ventilador, destinado a impedir
que a água em circulação alcance temperatura prejudicial, o qual é conhecido
até hoje como radiador e que não sofreria nenhuma mudança.
Os países europeus
continuaram a diversificar sua frota, na França surgiu o De Dion Bouton, Berliet, Rapid, na Itália veio o Fiat e o Alfa
Romeo, na Alemanha surgiu o Mercedes-Benz; A Suíça e a Espanha para
diversificar resolveram criar uma série mais possante e esplendorosa: o
Hispano-Suiza.
Quando a primeira guerra
mundial chegou ao fim os fabricantes decidiram investir em uma frota mais
econômica, os carros seriam mais condensados e produzidos em sequência.
Nos EUA, Henry Ford e
Willian Morris, na Inglaterra fabricaram exemplares como o Ford, o Morris e o
Austin, os quais fizeram um grande sucesso, a procura foi bem maior do que o
esperado, o que levou outras fábricas a iniciarem a produção de automóveis com
a mesma configuração.
No Brasil e em vários
outros países pertencentes à América Latina o progresso automotivo só veio após
o término da segunda guerra mundial. Foi na década de 30 que algumas fábricas
estrangeiras começaram a investir no Brasil, as duas primeiras a por em
funcionamento suas linhas de montagem foram a Ford e a General Motors.
No ano de 1956, quando
Juscelino Kubitschek tornou-se Presidente da República Brasileira, as
multinacionais iniciaram então a produção dos automóveis, iniciaram com
caminhões, camionetes, jipes e furgões e chegando aos utilitários.
Apesar dos automóveis
serem montados no Brasil, suas plantas era idealizado nas sedes da Europa e
EUA, com grande parte dos equipamentos necessários importados. Embora esses
veículos sendo montados no Brasil, eram projetados em suas matrizes.
O automóvel tem
particularidades como conforto e agilidade, seguro e silencioso. Os automóveis
vêm se transformando e proporcionando emprego a milhares de pessoas, agitando
bilhões de dólares e lucro a cada ano as empresas envolvidas, assim como a
implantação de novas tecnologias no objeto de desejo de famílias e pessoas em
comum.
A cada ano a tecnologia automotiva faz investimentos
grandiosos para aumentar a segurança no transporte de pessoas em todos os
segmentos dos convencionais a grandes gigantes das estradas, fornecendo
confiança nos produtos comercializados.
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