quarta-feira, 29 de outubro de 2014

CONFLITO EM DARFUR




                                                         CONFLITOS EM DARFUR


                                                                               


Darfur é uma região localizada no extremo oeste da República do Sudão, esse é dividido em três estados, denominados de Darfur ocidental, Darfur do sul e Darfur do norte. 
Darfur possui uma população aproximada de 5,5 milhões de pessoas que vivem com pouco acesso à escola e aos serviços assistenciais do governo, se trata de uma área de restrito desenvolvimento, os povos do local são divididos em três tribos que são os fur, masalit e os zaghawa, são basicamente todos negros e mulçumanos. 
O governo sudanês respondeu de forma violenta e repressora as ofensivas dos rebeldes separatistas, apoiados pela milícia dos árabes que habitavam o local chamados de  janjaweed, o governo esperava acabar com os rebeldes que eram de religiões e etnias diferentes. 
O conflito deixou um saldo bastante desumano, segundo as estimativas da ONU a guerra civil já deixou cerca de 30 mil mortos e milhões de refugiados. De acordo com estudos e estimativas da OMS (Organização Mundial de Saúde) a realidade no qual vive os refugiados do conflito é extremamente degradante, aproximadamente 10 mil pessoas morrem mensalmente vítimas da violência, fome e das diversas doenças epidêmicas presentes como, por exemplo, a AIDS.
 
Há nove anos que a região de Darfur,  no Sudão, vive em guerra. Mas o conflito só ganhou lentamente o interesse da opinião pública mundial quando fotos dos janjawid rodaram o mundo. Essas milícias montadas em camelos fazem caça a oposicionistas e civis com apoio do governo sudanês. Mas só no final de 2007, quando as  Nações Unidas estimou o número de mortos no conflito em 300 mil pessoas, a ONU enviou tropas de paz com 20 mil homens.

                                 

                                                               
 
Duras negociações de paz
O emissário especial da ONU e chefe da missão em Darfur,   Ibrahim Gambari, para o sucesso nas negociações de paz, o único caminho é um acordo de paz abrangente, que envolva todos os partidos e seja respeitado tanto pelo governo quanto pelos grupos armados.

                                                                    
                                        

                                        
Variedade de grupos dificulta negociações
Em 2011, foi assinado um acordo de paz, mas apenas por um grupo de rebeldes e pelo governo. Cerca de 30 mil homens da ONU estão agora estacionados em Darfur, na maior missão de paz atualmente em ação no mundo. Só nos próximos meses será possível avaliar se a idéia "menos soldados por mais segurança". 
                                                                   

                                            
                                                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário