domingo, 13 de abril de 2014

SOLSTÍCIO


SOLSTÍCIO DE VERÃO





                                                 

                                                SOLSTICIO

Na astronomia, solstício (do latim sol + sistere, que não se mexe) é o momento em que o Sol, durante seu movimento aparente na esfera celeste, atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do equador.
Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em dezembro e em junho. O dia e hora exatos variam de um ano para outro. Quando ocorre no verão significa que a duração do dia é a mais longa do ano. Analogamente, quando ocorre no inverno, significa que a duração da noite é a mais longa do ano.
No hemisfério norte o solstício de verão ocorre por volta do dia 21 de junho e o solstício de inverno por volta do dia 21 de dezembro. Estas datas marcam o início das respectivas estações do ano neste hemisfério.
No hemisfério sul, o fenômeno é simétrico: o solstício de verão ocorre em dezembro e o solstício de inverno ocorre em junho. Os momentos exatos dos solstícios, que também marcam as mudanças de estação, são obtidos por cálculos de astronomia (consulte a tabela abaixo para os valores de alguns anos).
Devido à órbita elíptica da Terra, as datas nas quais ocorrem os solstícios não dividem o ano em um número igual de dias. Isto ocorre porque quando a Terra está mais próxima do Sol (periélio) viaja mais velozmente do que quando está mais longe (afélio), em conformidade com a segunda lei de Kepler.Os trópicos de Câncer  e Capricórnio são definidos em função dos solstícios.
No solstício de verão do hemisfério sul, os raios solares incidem perpendicularmente à superfície da Terra no Trópico de Capricórnio.
No solstício de verão do hemisfério norte, ocorre o mesmo fenômeno no Trópico de Câncer.
NA ANTIGUIDADE
Nas sociedades antigas que viviam intimamente ligadas aos ciclos da terra, o homem respeitava e até temia as forças da natureza; com o desenvolvimento da sociedade e o surgimento e expansão das grandes cidades, e o natural afastamento da cultura rural, os grandes marcos que representam as mudanças das estações foram perdendo o significado, mas, contudo não perderam a importância energética e vibracional, porque trata-se de um alinhamento cósmico.
Os antigos sabiam tão bem da força desse momento que estabeleceram o Natal, nascimento do Cristo nesta data, quando não sabemos ao certo quando aconteceu.
Outros sábios da antiguidade diziam que nossa humanidade veio das estrelas, e que vencendo a evolução humana e resgatando nossos “karmas” aqui na Terra, um dia retornaremos a nossa família estelar. Por isso nessas datas especiais devemos buscar conexão com as poderosas forças da natureza, e a energia solar.
Trata-se de um momento importante para meditar, fazer uma limpeza no mundo objetivo arrumando e limpando a casa, os armários etc, mas principalmente limpando a mente. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário