domingo, 29 de março de 2015

REGRAS DA ABNT




REGRAS SIMPLES DA ABNT


As regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), foram criadas para padronizar as pesquisas feitas pelos estudantes em suas apresentações para o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), elaboramos as regras de maneira simples, onde os estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino      Médio, aprende a organizar suas pesquisas.


CAPA
Nome da Escola
Título (fornecido pelo aluno de acordo com o tema solicitado pelo professor)
Nome do aluno – nº e série
Disciplina
Nome do professor
Mês/ano


SUMÁRIO

# Capa e sumário não são numerados, os algarismos devem ser sempre arábicos).
Exemplo:
Introdução ( explicando do que a pesquisa vai falar)..................... 3
Tema (exploração da pesquisa) ....................................................... 4
1.1.Subtítulo a ser explorado .......................................... 5
# se houver subtítulos dentro do tema explorado, os mesmos também serão numerados, como no exemplo acima.

TEMA

# A pesquisa feita e elaborada pelo estudante.

CONCLUSÃO

# Aqui o aluno explica seu aprendizado.


BIBLIOGRAFIA

# Aqui o aluno deve colocar os dados de sua pesquisa, como Sites, Livros, Jornais, outros.

ANEXO

# O anexo é a ultima parte da pesquisa é onde colocamos as imagens como um álbum de fotografias, explicando abaixo delas a informação de cada imagem.


# Então o Sumário ficaria assim:
Introdução.................................................................................. 3
Tema ......................................................................................... 4
1.1   ............................................................................................. 5
Conclusão ...................................................................................6
Bibliografia ................................................................................. 7
Anexo ........................................................................................ 8

# Você pode usar no máximo 10 laudas (10 folhas), cada assunto deve ser colocado em uma folha rosto, não usar o verso, a não ser em manuscrito para terminar o assunto explorado no tema e a numeração deve prosseguir normalmente.








OUTONO A ESTAÇÃO MAIS ROMÂNTICA DO ANO












O Início do Outono 2015 será às 19h45(sem horário de verão) do dia 20 de março de 2015; e termina dia 21 de junho de 2015

O outono é a estação de sucede o verão e antecede o inverno. No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, esta estação é caracterizada pela troca de folhas das árvores sazonais, que começam a se preparar para a chegada do inverno. Nesta estação os dias começam a ficar mais curtos e as noites mais longas e a temperatura, antes elevada no verão, começa a esfriar. O clima é ameno, sendo não tão quente quanto no verão, e ainda não tão frio quanto no inverno. 



O equinócio de março marca o início do outono no Brasil. O equinócio é um fenômeno astronômico onde o Sol atinge com maior intensidade as regiões próximas à linha do Equador. No equinócio o dia tem a mesma duração, tanto no hemisfério Norte como no hemisfério Sul.


fim do outono é marcado por outro evento astronômico: o solstício de Inverno. O Solstício de Inverno é o nome dado no hemisfério Sul ao período em que o hemisfério Norte está inclinado cerca de 23,5º na direção do Sol. Ou seja, no hemisfério norte é verão, enquanto que no hemisfério Sul marca o início do inverno. Em 2015, o solstício de Inverno será às 13h38 (sem horário de verão) do dia 21 de junho de 2015 no Brasil. 




domingo, 1 de março de 2015

CLIMA E PAISAGEM DO CONTINENTE AMERICANO


Tipos de clima e paisagens vegetais do continente americano



Na América, os fatores que exercem influência no clima interagem em diferentes combinações, constituindo diferentes tipos climáticos que se espalham por todo o continente americano.

Clima frio
No extremo norte da América, o clima polar é dominante, as temperaturas negativas, neve o ano todo, o solo está sempre coberto de gelo e neve. Durante o verão polar desenvolve-se a
tundra, vegetação formada de musgos e liquens.
Ao norte do continente nas altas latitudes, ao sul da região de clima polar, no Canadá, prevalece o clima frio as temperaturas estão sempre abaixo de zero. No verão as temperaturas médias próximas dos 10 °C. A vegetação nesta região é a taiga, constituída por coníferas, explorada economicamente.
No oeste do continente, as montanhas Rochosas e a cordilheira dos Andes as temperaturas variam entre 5°C e 15°C. A vegetação  apresenta características de acordo com a altitude do terreno.


Clima temperado
Proporcionam estações com verões quentes e inverno muito frio ocorre na América do Norte. Na América do Sul manifesta-se em pequenas áreas ao sul.
A vegetação predominante é a floresta temperada, com árvores de grande porte e
folhagens densas que caem no inverno. Essa vegetação foi destruída e deu lugar, à agricultura. Também ocorrem as pradarias, constituídas por gramíneas e arbustos. No Brasil, as pradarias são chamadas de campos e ocorrem no Rio Grande do Sul e na Argentina, também são conhecidos como pampas.



Clima subtropical e tropical
Ocorre em áreas entre as zonas temperadas e as zonas tropicais. Os invernos agradáveis e os verões quentes, temperatura média de 18 °C. As chuvas bem distribuídas durante o ano todo. Ocorre no sul do Brasil e no sudeste dos Estados Unidos. As regiões no Brasil onde esse tipo climático ocorre apresentam vegetação de matas de
araucária ou matas dos pinhais.
O clima tropical predomina a média anual superior a 20 °C, com ocorrência de chuvas no verão e invernos secos.
Influenciado pelas massas de ar úmido oriundas do oceano. A umidade permite o aumento das
florestas tropicais, como no Brasil e em áreas da América Central. No interior da América do Sul, a umidade é menor encontramos as Savanas, um tipo de vegetação que vem sendo destruída pela agricultura comercial.



Clima equatorial
Típico de áreas próximas à linha do Equador apresenta temperaturas elevadas e altos índices de chuvas bem distribuídas o ano todo.
Nessas regiões predomina a
floresta equatorial, ou floresta Amazônica, que se diferencia pela diversidade de animais e vegetais.

Clima semiárido ou árido
O semiárido apresenta temperaturas elevadas, superiores a 25 °C, com chuvas insuficientes e mal distribuídas. Na região Nordeste do Brasil favoreceu o desenvolvimento da Caatinga, vegetação de
estepe que apresenta árvores de pequeno porte, com troncos retorcidos e espinhosos, e cactos, que armazenam água no seu caule..
Na América do Norte fica no centro-oeste  dos Estados Unidos.  Igualmente na porção centro-sul da América do Sul, na Argentina, com regiões recobertas por estepes.
O clima árido tem como características a escassez de chuvas, temperaturas elevadas durante o dia e muito baixas à noite. Este clima aparece em áreas dos Estados Unidos, México e Chile.
A vegetação dessas regiões é insignificante, às vezes constituída por
plantas espinhosas e de raízes profundas; em outras vezes é inexistente.