sábado, 15 de fevereiro de 2014

CARNAVAL 2014



                                                      História do Carnaval

O carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção.
Posteriormente, os gregos e romanos inseriram bebidas e práticas sexuais na festa, tornando-a intolerável aos olhos da Igreja. 

Com o passar do tempo, o carnaval passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica, o que ocorreu de fato em 590 d.C. Até então, o carnaval era uma festa condenada pela Igreja por suas realizações em canto e dança, que aos olhos cristãos eram atos pecaminosos.

A partir da adoção do carnaval por parte da Igreja, a festa passou a ser comemorada através de cultos oficiais, o que bania os “atos pecaminosos”. Tal modificação foi fortemente espantosa aos olhos do povo, já que fugia das reais origens da festa, como o festejo pela alegria e pelas conquistas.

Em 1545, durante o Concílio de Trento, o carnaval voltou a ser uma festa popular. Em aproximadamente 1723, o carnaval chegou ao Brasil sob influência europeia.

Ocorria através de desfiles de pessoas fantasiadas e mascaradas. Somente no século XIX que os blocos carnavalescos surgiram com carros decorados e pessoas fantasiadas de forma semelhante à de hoje.
A festa foi grandemente adotada pela população brasileira, o que tornou o carnaval uma das maiores comemorações do país.

As famosas marchinhas carnavalescas foram acrescentadas, assim a festa cresceu em quantidade de participantes e em qualidade. Hoje no Brasil o Carnaval é o maior investimento no segmento turístico ficando a frente do turismo de verão.


OS ESTADOS BRASILEIROS NA BANDEIRA DO BRASIL

As constelações estão representadas na bandeira nacional através de seus estados, colocando assim nosso país no Universo.
Observe o céu e tente descobrir cada uma delas.

                                                        Bandeira do Brasil

A atual Bandeira Nacional foi adotada pelo decreto Nº 4, de 19 de novembro de 1889, quatro dias após a Proclamação da República (15 de novembro de 1889). Sua elaboração foi realizada por:
Raimundo Teixeira Mendes (positivista),
Miguel Lemos (diretor do Apostolado Positivista do Brasil),
Manuel Pereira Reis (astrônomo) e Décio Vilares (pintor).

Na bandeira do Brasil cada elemento da bandeira possui um significado:
Verde: simboliza a pujança das matas brasileiras;
Amarelo: representa as riquezas minerais do solo;
Azul: o céu;
Branco: a paz;
Estrelas brancas: representa cada estado brasileiro e o Distrito Federal;

A frase “Ordem e Progresso”: influência de Augusto Comte, filósofo francês fundador do positivismo.
A Bandeira Nacional é um dos símbolos mais importantes do país, devendo ser hasteada em todos os órgãos públicos, escolas, secretarias de governo entre outros.  Seu hasteamento deve ser feito pela manhã e a arriação (retirada) no fim da tarde. A bandeira não pode ficar exposta durante a noite, a não ser que seja bastante iluminada.