domingo, 23 de junho de 2013

INICIO DO INVERNO


www.on.br
Inverno começa oficialmente nesta sexta-feira


Este ano, o inverno começa oficialmente no próximo dia 21 de junho, às 2h04, horário de Brasília, quando ocorre o solstício de inverno - a noite mais longa do ano, e termina às 17h44 do dia 22 de setembro, quando inicia a primavera.

De acordo com a pesquisadora Josina Oliveira do Nascimento, da Coordenação de Astronomia e Astrofísica do Observatório Nacional (ON), os fenômenos astronômicos são estudados tomando-se como ponto de observação a Terra. Por esse aspecto, observa-se a altura do Sol em relação à linha do equador da Terra.

Assim, o inverno e também o verão têm início quando o Sol está aparentemente mais distante dessa linha, o que resulta nos comprimentos diferenciados do dia e da noite, fenômenos conhecidos como solstício. No hemisfério sul, onde está o Brasil, no solstício de inverno, o efeito percebido é a noite mais longa e o dia mais curto do ano.


Durante o outono, o período de claridade do dia vai diminuindo até a chegada do inverno, quando ocorre a noite mais longa do ano. A partir disso, o período da noite diminui até a chegada da primavera, quando novamente o dia e a noite tem o mesmo comprimento: o mesmo número de horas de escuridão e de claridade. 

Do início da primavera até o início do verão, o Sol nasce cada dia mais cedo e se põe cada dia mais tarde, até que a entrada do verão marca o dia mais longo e a noite mais curta do ano. Daí até a entrada do outono, o período de luz fica cada vez menor e o período de céu escuro fica cada vez maior, até que no dia da entrada do outono o número de horas da noite é igual ao comprimento do dia.

SUPERLUA



www.on.br
Superlua pode ser vista na noite de 22/23 de junho


No próximo dia 23 de junho, ocorre o fenômeno conhecido como Superlua - quando a Lua atinge sua máxima aproximação da Terra e, junto com isso, está alinhada com o Sol e a Terra. No dia 23, ela chegará a uma distância de 357205,795 quilômetros da Terra, a menor desse ano, e será também Lua cheia às 8h32min(hora legal de Brasília).

Para quem observa da Terra, a impressão é que a Lua cheia estará ainda maior, na noite de 22 para 23. E, por ser noite de Lua Cheia, a Lua estará no céu durante toda a noite, pois nascerá no dia 22 em horário próximo ao pôr do Sol e irá se pôr no dia 23 em horário próximo ao nascer do Sol.

Essa configuração de proximidade e afastamento se deve ao fato de a órbita da Lua, que dura 27,32 dias, não ser circular. Isso faz com que, em algum momento, ela esteja mais próxima da Terra, o que é chamado de perigeu, e em outro, esteja mais distante, no chamado apogeu.


De acordo com a pesquisadora Josina Oliveira do Nascimento, da Coordenação de Astronomia e Astrofísica do Observatório Nacional (ON), a Superlua é definida como a Lua Nova ou Lua Cheia que ocorre junto ou até 90% próxima do perigeu. Segundo ela, ao longo ano podem ocorrer cerca de 12 perigeus, sendo que até seis deles acontecem próximos a uma Lua Cheia ou Lua Nova. 

CURSO EM ASTROFÍSICA GERAL



Observatório Nacional promove curso à distância em Astrofísica Geral



O Observatório Nacional (ON) oferece de 15 de julho a 29 de novembro de 2013, o curso a distância em Astrofísica Geral. Os participantes terão acesso a informações sobre a história da astronomia, a formação do universo, as características e dinâmica dos astros, entre outros tópicos.

As inscrições podem ser feitas de 3 de junho a 30 de agosto, no site do Observatório Nacional (www.on.br/ead_2013). Confira o programa do curso, que faz uma viagem pela história da ciência e pelo Universo atualmente conhecido.

O curso tem caráter de divulgação científica e é voltado para um público não especializado em ciências exatas, por isso não é necessário qualquer conhecimento prévio para acompanhá-lo a distância.

Os cursos a distância são oferecidos gratuitamente pelo ON e já estão na sua 10ª edição. Eles são realizados com o objetivo de socializar o conhecimento científico e contribuir para a inclusão social por meio da divulgação de temas relacionados à atuação da primeira instituição científica do Brasil, o Observatório Nacional. O material produzido é disponibilizado no site do ON e pode ser copiado e impresso, desde que não seja publicado em outros meios. 


Divisão de Atividades Educacionais

www.on.br


GALAXIAS

22 de Junho de 201313h57
Nasa divulga imagem de interação entre galáxias

          

A agência espacial americana divulgou uma imagem capturada pelo telescópio espacial Hubble que mostra a interação entre duas galáxias. As dupla, conhecida como Arp 142, é formada pelas galáxias NGC 2936 e pela NGC 2937 e fica na constelação de Hydra.
A galáxia que lembra o formato de um pássaro era originalmente uma galáxia em espiral comum, mas ganhou esse formato por causa da interação com a galáxia que está ao lado.



 Link interessantes:
www.on.br (cursos gratuitos de astronomia e geofísica - com certificado-nivel ensino médio- a distância).

quinta-feira, 20 de junho de 2013